top of page

Desde o início do curso de História da UFV, estudantes se dedicam a tecer histórias sobre a América Latina abraçando diversos temas como identidades, intelectuais, movimentos sociais, processos revolucionários, etc, que tiveram a orientação dos professores/as Claudia Chavez, Francisco Consentino, Stella Maris e Priscila Dorella, produzindo contribuições historiográficas críticas e instigantes. Clique no nome para ser direcionado ao currículo na plataforma lattes e no livro para adquirir o seu exemplar.

Desde el inicio de la carrera de Historia de la UFV, los estudiantes se han dedicado a tejer historias sobre América Latina, abarcando diversas temáticas como identidades, intelectuales, movimientos sociales, procesos revolucionarios, etc., bajo la dirección de los profesores Claudia Chavez, Francisco Consentino, Stella Maris y Priscila Dorella, produciendo aportes historiográficos críticos e instigadores.

Haga clic en el nombre para ser dirigido al plan de estudios en la plataforma de lattes y/o en el libro para adquirir su copia.

GRADUADOS ESPECIALISTAS
EN LA HISTORIA  DE LAS AMERICAS

LIBROS PUBLICADOS

demenech.png

Este livro contém uma análise minuciosa e detalhada sobre o período que Ángel Rama viveu exilado, tornando-se. Circunscrito no âmbito da história intelectual, Pedro Demenech optou pela análise da subjetividade elaborada por Rama num diário que começou a ser escrito em 1974, quando ele tinha pouco menos de cinquenta anos...

Clique para continuar lendo.

rangel.png

Intelectuais fronteiriços... apresenta a trajetória de vida do casal Lídia Besouchet e Newton Freitas, sua a militância de esquerda e o trabalho cultural realizado por eles no exílio. É um estudo que enfoca tanto as mediações culturais, quanto os territórios da política, investigando o envolvimento de ambos com a esquerda...

Clique para continuar lendo.

martins fetz diniz.png

Os capítulos, escritos por diversos especialistas no tema, delineiam o entrelaçamento entre teoria social e estudos da cultura, cujos resultados podem advir da reflexão sobra a própria teoria já existente, ou mesmo da prática de pesquisa, seja de agentes, individuais ou coletivos, como intelectuais, seja de movimentos culturais e políticos, seja de instituições... Clique para continuar lendo.

samuel_edited.png

A obra apresenta análise, com aparato histórico, relacionando cinema e história. Para tal, o autor utiliza o filme Nostalgia da Luz, do cineasta Patrício Guzmán, traçando paralelo com a memória construída ao longo da ditadura militar chilena.
A partir da história do filme, o autor reflete sobre a história, considerando as memórias do passado narrado, com o tempo presente no país...

Clique para continuar lendo.

redobrando a história institucional

folder1.png
Captura de Tela 2022-04-01 às 17.55.27.png
NI UNA MENOS
bottom of page