top of page

O PROJETO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA (DHI-UFV) APRESENTA:

EL PROYECTO DE EXTENSIÓN DEL DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DHI-UFV) PRESENTA:

Latinoamericanes como nós, uma exposição com encontros artísticos, históricos e políticos que conduzirão o público pela América Latina presente na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

A América Latina é parte fundamental do desenvolvimento científico da universidade desde os seus inícios, embora sempre tenha estado à sombra das influências que os Estados Unidos e a Europa exercem sobre a instituição.

 

A Mostra apresenta ao público a proposta desafiadora de criar um caminho, entre tantos outros possíveis, para a compreensão da importância do maior grupo de estrangeiros da UFV, bem como dos aprendizados que surgiram de estudantes e professores/as brasileiros/as por essa “Nuestra América”, a partir de pesquisas em arquivos, conversas com hispano-americanos/as, experiências culturais, manifestações da Associação de Latino-americanos de Viçosa e reflexões políticas, realizadas durante a pandemia da covid 19 (2020-).

 

Com a mostra “Latinoamericanes como nós”, o grupo de extensão afirma o compromisso em promover conhecimento que insta à união dos povos do continente e à luta pela educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.

priyanka.jpeg

por Priyanka Dhingra

Latinoamericanes como nosotros, una exposición con encuentros artísticos, históricos y políticos que llevarán el público por la América Latina presente en la Universidad Federal de Viçosa (UFV).

América Latina es parte fundamental del desarrollo científico de la universidad desde sus inicios, a pesar de que siempre ha estado a la sombra de las influencias que Estados Unidos y Europa ejercen sobre la institución.

La exposición presenta al público la desafiante propuesta de crear un camino, entre muchos otros, para comprender la importancia del grupo más grande de extranjeros en la UFV, así como el aprendizaje que surgió de los estudiantes y profesores brasileños a través de esta “Nuestra América”, a partir de investigaciones en archivos, conversaciones con hispanoamericanos, experiencias culturales, manifestaciones de la Asociación de Latinoamericanos de Viçosa y reflexiones políticas, realizadas durante la pandemia del covid 19 (2020-).

Con la exposición “Latinoamericanes como Nosotros”, el grupo extensionista afirma su compromiso con la promoción del conocimiento que insta a la unión de los pueblos del continente y a la lucha por una educación pública, gratuita, laica y socialmente referenciada.

WhatsApp Image 2021-12-08 at 19.09.14.jpeg

QUEM SOMOS?

Somos historiadoras e historiadores. Trabalhamos para ampliar perspectivas sobre as experiências humanas. Acreditamos que o conhecimento histórico pode, por exemplo, ajudar a mudar o jeito de ver a universidade e a América Latina.

 

Vejam esse documento de 1932 da UFV! Foi encontrado no Arquivo Histórico da instituição. É o primeiro registro sobre estudantes estrangeiros da universidade que tem o orgulho de ter a história marcada pelas influências norte-americanas. Não é incrível descobrir que os primeiros estudantes estrangeiros foram paraguaios? Quem eles eram? Como chegaram até a UFV em 1932? O que aprenderam? Como foram recebidos? O que realizaram? Será que eles se sentiram tão latino-americanes como nós? Não temos ainda respostas sobre as trajetórias de Graciano Antunes Vergara e Santiago Peluffo...

Aqui está o início de uma história por reescrever!

 

Sejam bem-vindes a nossa exposição! 

1932- Os primeiros estudantes estrangeiros da UFV foram paraguaios. Fonte: ACH-UFV

Manifesto

Latinoamericanes são maioria (58%)  do total de estudantes estrangeiros na Univerisdade Federal de Viçosa. Em reunião recente, alguns e algumas reuniram-se com o intuito de produzir uma carta manifesto em prol de tal associação. Confira na íntegra.

Documentales

Realizamos dois pequenos documentários a partir do diálogo com estudantes latino-americanos na UFV. O primeiro faz uma reflexão sobre as identidades latino-americanas e o segundo busca conectar perspectivas sobre os seres humanos e a natureza, no caminho do “Bien Vivir”. Confira.

Presencia

A arte é parte integrante da vida de todos nós e é primordial para nosso desenvolvimento enquanto pessoas. Precisamos nos atentar para buscar essa presença em nosso cotidiano. Pensando nisso, reservamos um espaço para mostrar os trabalhos artísticos de estudantes de história, biologia e geografia que participaram desse projeto. Confira.

Memoria

Mostra documental referente às pesquisas presenciais e virtuais (UFV-ATOM) realizadas no Arquivo Central e Histórico da UFV, o principal órgão difusor da memória institucional. Confira.

Nuestros podcasts

Experiências musicais colombiana e caribenha que nos permitiram tanto compreender o conhecimento histórico de outra forma como valorizar os projetos coletivos para a comunidade via Rádio Universitária 100,7 FM e Troca de Saberes UFV. Confira.

Graduados

Contribuições historiográficas críticas e instigantes de ex-alunes da instituição que se dedicaram a tecer histórias sobre a América Latina, abraçando diversos temas como identidades, intelectuais, movimentos sociais, processos revolucionários, e mais. Confira.

Gráficos

Elaboramos a partir de informações difusas, encontradas na Diretoria das Relações Internacionais (DRI) e na Pró-reitoria de Ensino (PRE) da UFV, gráficos estatísticos com objetivo de contribuir com a compreensão do processo de internacionalização da UFV nas Américas. Confira.

Testimonios

Apresentamos aqui nossos testemunhos pandêmicos, que foram escritos em dois momentos de contextos distintos da Covid-19: no primeiro momento ainda sem uma possível estimativa de melhora, e no segundo em um período de melhoras visíveis em relação ao enfrentamento da doença via vacinação. Compartilhamos aqui um pouco de como sentimos, pensamos e construímos nosso trabalho imersos nesse período terrivelmente desafiador. Confira.

Percepciones

Temos aqui um mural traçado coletivamente a partir de diversas pessoas de diferentes lugares que responderam ao chamado para pensar quais eram suas imagens sobre a América Latina. O resultado é uma bricolagem, uma criação realizada por pessoas não especializadas, que reúne impressões culturais, artísticas e políticas que expressam beleza,

emoção, luta e história de sujeitos latinoamericanes como nós.Confira.

bottom of page